Os dois filhos de Francisco, Zezé di Camargo e Luciano contam com uma das trajetórias mais conhecidas da música brasileira. Os irmãos, que nasceram Mirosmar José de Camargo e Welson David de Camargo, são originários de Pirenópolis, em Goiás, e começaram sua carreira na década de 1990.
Ao todo, são nove crianças e, incentivados pelo pai, os meninos foram imersos na música desde muito cedo. Com uma gaita de boca, um violão e uma sanfona, os irmãos Mirosmar (mais tarde Zezé) e Emival formaram a dupla Camargo e Camarguinho, tocando em circos e rodoviárias. Seu Francisco chegou até mesmo a criar uma estratégia: “Como eles tinham vergonha, eu dava dinheiro escondido para os outros pagarem os dois depois que cantassem. Era para incentivar…”
A família se mudou para Goiânia e Zezé passou a cantar sozinho e com outros parceiros, chegando até mesmo a morar em São Paulo, longe de todos. Na capital paulista, compôs sucessos para Leonardo, Chitãozinho e Xororó e outros grandes nomes.
Embora tivesse orgulho das composições, Zezé queria mesmo era fazer sucesso como cantor. Em um natal, voltou para casa e viu sua família. Welson David (mais tarde Luciano), dez anos mais novo, via seu irmão como referência e decidiu cantar para Zezé, que gostou do que ouviu. Assim, em 1989, o menino também foi para São Paulo, com apenas 16 anos.
Zezé di Camargo e Luciano se tornam referência
Um ano após a formação da dupla, Zezé di Camargo e Luciano assinaram com a gravadora Copacabana e os dois não demoraram para lançar seu primeiro disco. O álbum homônimo foi lançado em 1991 e contou com É O Amor, sucesso instantâneo.
Em seis meses, o álbum já contava com a certificação de disco de platina duplo com 750 mil cópias vendidas. Até hoje, é seu projeto mais bem sucedido, com a certicicação de diamante e um total de 1,9 milhão de vendas.
Em 1992, estiveram presentes na trilha sonora da novela Perigosas Peruas, da Rede Globo, com a música Eu Te Amo, versão nacional de And I Love Her, dos Beatles. Com um álbum por ano, Zezé di Camargo e Luciano dominaram a década de 1990, sendo certificados com diamante em todos os seus projetos.
Os irmãos venderam entre 20 e 40 milhões de cópias de seus discos, sendo um dos grupos mais populares da história da música brasileira. Seu projeto mais recente foi lançado em 2019: A História Continua – Ao Vivo em São Paulo, com Chitãozinho & Xororó e Leonardo.