Dois dos maiores nomes do sertanejo brasileiro são Rionegro e Solimões. A dupla originária de Claraval, em Minas Gerais, está na ativa desde o final da década de 1980, compondo alguns dos grandes sucessos do gênero ao longo dos anos.
Como esperado, seus nomes de batismo não são Rionegro e Solimões. Na verdade, os amigos de infância se chamam José Divino Neves e Luiz Felizardo, tendo se conhecido enquanto trabalhavam em uma fábrica de sapatos, em 1978. Os dois passavam seu período de trabalho cantando e logo perceberam sua afinidade musical.
Alguns anos depois, em 1982, decidiram formar uma dupla e participaram de diversas competições. Entre 53 festivais, venceram 49 destes. No entanto, foi apenas em 1987 que decidiram deixar seus trabalhos para trás e investir de vez na música. Em 1989, fecharam seu primeiro acordo com uma grande gravadora, a RGE.
A dupla precisou batalhar nos primeiros anos de carreira. Foi somente em seu quinto disco, conhecido pela faixa Peão apaixonado, que conseguiram o primeiro número expressivo de vendas, com mais de 80 mil cópias vendidas, de acordo com sua assessoria.
Assim, o final da década de 1990 os colocou entre os grandes nomes do sertanejo. A Polygram assinou um contrato para a gravação de O Amor Supera Tudo, com resultados incríveis, vendendo 500 mil exemplares.
Desde então, lançaram mais 25 projetos, entre álbuns de estúdio, coletâneas, shows ao vivo e extended plays (EPs). Hoje, a dupla já conta com 34 anos de carreira, sem pretensão de parar.
Sucessos de Rionegro e Solimões
Rionegro e Solimões – Madrugada triste
Rionegro e Solimões – Na sola da bota
Rionegro e Solimões – Tô mal
Rionegro e Solimões – De São Paulo a Belêm
Rionegro e Solimões – Frio da madrugada
Rionegro e Solimões – Peão apaixonado