Luciano Hang, conhecido como o “Véio da Havan”, figura entre os maiores bilionários do Brasil e não esconde sua paixão por carros clássicos. O empresário foi presenteado com um modelo antigo – exatamente o mesmo de 1979 que marcou a compra do seu primeiro automóvel.
O proprietário da Havan foi surpreendido pelo amigo Luiz Crestani, morador de Palma Sola, no Oeste de Santa Catarina, com um Fiat 147 “amarelo ovo”. O veículo é idêntico ao primeiro carro que o empresário adquiriu.
Emocionado, Hang contou que o carro foi comprado com seu primeiro salário aos 20 anos de idade. Na época, ele trabalhava na fábrica de tecidos Carlos Renaux, em Brusque. O CEO falou sobre como o momento é especial.
“Quando a gente começa a vida, começa com o que tem, e é feliz da vida“, disse. “Quem compra o primeiro carro, nunca esquece. O primeiro carro é uma coisa única, não importa o modelo, a cor. É o primeiro carro, é um sonho realizado“, declarou Luciano.
O Fiat 147
O Fiat 147 marcou a estreia da montadora italiana no mercado brasileiro, sendo o primeiro veículo fabricado pela Fiat no Brasil. Produzido entre 1976 e 1986, o carro era uma adaptação nacional do Fiat 127, que já fazia sucesso na Itália.
Mais do que um simples automóvel, o 147 simbolizou o início da trajetória da marca no país e popularizou a Fiat em solo brasileiro.
Hang, que tinha o modelo de 1979, relatou que ficou com o carro durante seis anos e precisou vendê-lo pouco antes de iniciar a Havan.
“Eu usei ele durante anos, até os pneus estarem gastos e os arames saltarem para fora. Eu não tinha dinheiro nem para comprar uma câmara de ar“, contou o empresário.