No ano de 1980, Aldair Teodoro da Silva e Gentil Aparecido da Silva formaram a dupla Teodoro e Sampaio. Já no ano de 1981, lançaram seu primeiro álbum Paixão Proibida, que tem a faixa homônima como um dos principais sucessos. A dupla apostou em um estilo tradicional de sertanejo romântico, mas são conhecidos também por sua versatilidade em gravar, por vezes, músicas humoradas.
Nos anos seguintes, foram lançados os álbuns Na Boca da Noite (1982), Do Jeito que o Povo Gosta (1983) e Vestido de Seda (1984). Após o quarto disco, em 1995, Gentil Aparecido da Silva deixou a banda para apostar em novos projetos. Alcino Alves, então, foi o substituto e assumiu o nome artístico, posição que manteve até 2009, quando anunciou a sua saída publicamente em uma entrevista.
O retorno à formação original
Alcino Alves colaborou com diversos artistas no ramo sertanejo como compositor. O artista paranaense inclusive contribuiu para a criação dos dois maiores sucessos da banda: Paixão Proibida e Vestido de Seda. Então, ele era uma figura presente para a dupla original enquanto ainda estavam juntos.
Mas foi em 2010 que a dupla original voltou à sua antiga formação, com a volta de Gentil Aparecido da Silva como Sampaio. A volta alegrou os fãs, que puderam prestigiar o carisma e a química entre a antiga dupla novamente. O caso de Teodoro e Sampaio é exemplo de versatilidade e longevidade dentro da indústria musical sertaneja e a história de ambos inspira novas gerações de artistas pelo Brasil.