Embora tenham chegado ao topo do sertanejo, com cachês altos e sucessos nas paradas de rádio, Simone e Simaria contam com um início muito humilde. Donas dos hits como Regime Fechado e Foi Pá Pum, as irmãs chegaram até mesmo ao cargo de juradas no The Voice Kids, da Rede Globo, mas hoje vamos falar de sua origem.
Filhas de um garimpeiro de diamantes, as irmãs nascidas em Uibaí, no interior da Bahia, constantemente se mudavam devido a profissão do pai. Após sua morte, no entanto, entraram de vez na música e tudo começou quando Simaria entrou para a banda de apoio do cantor Frank Aguiar.
Oito anos depois, veio o primeiro trabalho de Simone e Simaria como dupla. O álbum Nã, Nã, Nim Na Não foi lnaçado em 2004, mas não teve continuidade devido à sua falta de sucesso. Três anos depois, Simaria e Simone, que também fazia parte da banda de Frank Aguiar, decidiram entrar na banda Forró do Muído, conquistando grande sucesso regional.
Em 2012, foi momento de apostar novamente em sua carreira como dupla. As irmãs lançaram seu primeiro álbum na nova fase e rapidamente conquistaram sucessos. Quando o Mel É Bom alcançou a 14.ª posição na Billboard Brasil Hot 100, enquanto 126 Cabideschegou ao topo da parada nacional.
Simone e Simaria e o sucesso nacional
Em 2015, com o lançamento do DVD Bar das Coleguinhas, Simone e Simaria conquistaram o Brasil. O projeto contou com as participações de Wesley Safadão, Tânia Mara e Gabriel Diniz. No ano seguinte, um novo DVD veio com novos sucessos, especialmente com a canção Meu Violão e o Nosso Cachorro.
Nos anos seguintes, Simone e Simaria se consolidaram como um dos principais nomes do feminejo, posando ao lado de nomes como Marília Mendonça e a dupla Maiara e Maraisa. No entanto, a parceria musical de ambas se encerrou em agosto de 2022. Alegando problemas de saúde, especialmente referentes à sua garganta, Simaria já estava afastada dos palco há alguns meses.
A situação fez com que o relacionamento de ambas estremecesse, chegando ao ponto em que Simone e Simaria tomaram rumos diferentes. “[Ela] resolveu dar uma pausa, descansar, olhar mais para ela, para os filhos dela. Olhar e cuidar. E eu, como irmã, respeitei a vontade dela e decidi permanecer fazendo o que sempre me moveu, que é cantar. Eu sempre amei cantar. Decidi continuar cantando”, disse Simone Mendes.