Originários de Claraval, no interior de Minas Gerais, Rionegro e Solimões construíram uma das maiores carreiras do sertanejo. Inspirando-se em nomes como Milionário e José Rico e Alan Jackson, os amigos estão juntos há mais de 40 anos.
Conhecidos de infância, Rionegro e Solimões mudaram-se com suas família para Franca, em São Paulo, onde passaram a trabalhar em uma fábrica de sapatos. Entre 1982 e 1989, os amigos formaram uma dupla e participaram de diversas competições, vencendo 49 dentre 53 festivais.
Com tal encorajamento, decidiram deixar seus trabalhos para trás em 1978 e investiram de vez na música. Em 1989, fecharam seu primeiro acordo com uma grande gravadora, a RGE. A dupla precisou batalhar nos primeiros anos de carreira. Foi somente em seu quinto disco, conhecido pela faixa Peão apaixonado, que conseguiram o primeiro número expressivo de vendas, com mais de 80 mil cópias vendidas, de acordo com sua assessoria.
Rionegro e Solimões chegam ao seu auge
Ao final da década de 1990, Rionegro e Solimões tornaram-se dois dos grandes nomes do sertanejo. A Polygram assinou um contrato para a gravação de O Amor Supera Tudo, com resultados incríveis, vendendo 500 mil exemplares.
Com shows cada vez maiores, bateram recordes do Amigos em Americana, São Paulo, e chegaram a realizar uma apresentação para 80 mil pessoas em Brasília e outra para 70 mil pessoas em Divinópolis.
Ao longo de sua carreira, lançaram , 30 projetos, entre álbuns de estúdio, coletâneas, shows ao vivo e extended plays (EPs). Hoje, a dupla já conta com 34 anos de carreira ao lado de gravadoras, sem pretensão de parar.