Com o lançamento previsto para o segundo semestre de 2025, a Renault está pronta para introduzir uma inovação significativa no mercado automotivo brasileiro. O Renault Boreal será o primeiro modelo a adotar essa tecnologia, seguido pela picape Renault Niagara em 2026. Mas como essa nova tecnologia funciona e quais são os benefícios para os consumidores brasileiros?
Após um hiato desde 2020, quando a Renault interrompeu a produção do Duster 4×4 no Brasil, a montadora retorna ao segmento com uma abordagem inovadora. A grande mudança está na implementação de um motor elétrico no eixo traseiro, substituindo o tradicional sistema de tração integral com cardã e caixa reduzida. Essa inovação promete veículos mais eficientes sem comprometer o desempenho off-road.
Como Funciona o Sistema Dual Speed 48V?
A picape Renault Niagara, programada para 2026, utilizará um motor elétrico traseiro de 48V, garantindo força extra sem aumentar o consumo. Este sistema híbrido leve melhora o desempenho off-road e a eficiência energética. O motor elétrico de 48V, desenvolvido pela Valeo, substitui o cardã tradicional por um motor elétrico síncrono montado no eixo traseiro, com uma transmissão de duas marchas para maior eficiência e potência.
O sistema Dual Speed 48V oferece duas marchas distintas: a primeira otimizada para baixas velocidades, proporcionando maior torque, e a segunda para altas velocidades, garantindo eficiência energética. Além disso, o sistema pode operar em modo “neutro”, desligando o motor elétrico quando não necessário, evitando perdas por arrasto e contribuindo para um menor consumo de combustível.
Quais Modelos da Renault Terão Essa Tecnologia no Brasil?
Os primeiros veículos a incorporar essa tecnologia no Brasil serão o Renault Boreal e a picape Niagara. No entanto, haverá diferenças entre as versões europeias e brasileiras. Na Europa, o Dacia Bigster, equivalente ao Renault Boreal, será equipado com um motor 1.2 turbo de três cilindros e um sistema híbrido leve de 48V. No Brasil, o Boreal usará o motor 1.3 turbo de 163 cv, combinado com o câmbio automatizado de dupla embreagem DW23.