Os irmãos Gildemar e Expedito José Rocha não são muito conhecidos por seus nomes de batismo, mas aposto que Durval e Davi seja um pouco mais conhecido. A dupla sertaneja formada em Goianésia é uma das maiores referências para artistas como Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo e Luciano.
Formada em 1971, a dupla participou e venceu um festival de rádio, ganhando seu primeiro cachê e a oportunidade de gravar com a Continental, gravadora com a qual Durval e Davi assinaram imediatamente. No mesmo ano, o LP Os Dois Goianos foi lançado, enquanto Durval tinha apenas 13 anos e Davi tinha 15.
Alguns anos depois, os irmãos voltaram com os lançamentos e veio Minha Gratidão, em 1974, e a regravação de Os Dois Goianos, em 1975. A cada lançamento, o sucesso da dupla aumentava, mas foi com seu quarto álbum, Meu Natal Sem Mamãe, que Durval e Davi chegaram a um novo patamar.
O disco vendeu mais de 200 mil cópias, rendendo-lhes sua primeira certificação de ouro pela Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD), hoje chamada de Pró-Música Brasil (PMB). À época das gravações, Durval tinha apenas 15 anos.
Durval e Davi se tornaram referências
Em seu oitavo disco, Gosto de Saudade, Durval e Davi conquistaram sua segunda certificação de ouro, com 120 mil cópias vendidas. O principal single do projeto foi Mistérios, canção composta por uma promissora Roberta Miranda, em 1987. Dois anos depois, Durval e Davi também recebeu a certificação.
Com os lançamentos seguindo em alta, Durval e Davi acumularam novos projetos. Em 1992, lançaram seu primeiro CD, Faróis, com nova certificação de ouro. Muitos anos depois, em 2008, gravaram seu primiro DVD, contando com as participações de João Bosco & Vinícius, Matogrosso & Mathias e Cesar Menotti & Fabiano.
Ao todo, Durval e Davi contam com 12 LPs de canções inéditas, além de 7 CDs que incluem regravações de trabalhos anteriores ou de outros cantores. Em 2020, Davi faleceu, aos 63 anos, vítima de uma hemorragia.