A Festa do Peão de Barretos, no interior de São Paulo, será a capital do sertanejo no Brasil, até dia25 de agosto, domingo. No entanto, quando e fala desse gênero musical, é impossível desligar Goiânia, localizada em Goiás, como o polo das principais composições desse ritmo. Porém, nesses últimos anos, Londrina, no Paraná, já é um dos destinos favoritos dos artistas quando se trata de produções musicais nesse estilo. Foi nessa cidade onde as duplas Fernando & Sorocaba Chitãozinho e Xororó nasceram.
Possuindo uma tradição econômica de agropecuária, a cidade de Londrina está mudando seu perfil após o escritório Agroplay, do empresário Rodolfo Alessi ser instalado. O escritório foi notado nacionalmente ao contratar a cantora Ana Castela, conhecida como “A Boiadeira”, que em 2023 liderou o ranking das artistas mais ouvidas nas plataformas de streaming e nas rádios. O escritório investiu na bandeira do agro e os empresários do ramo investiram em artistas do gênero que cantam músicas com letras exaltando o agronegócio.
Resultando no fato de Londrina está atraindo cada vez mais novas duplas sertanejas e as emplacando nas primeiras posições das paradas. Além a boiadeira, eles também agenciam Luan Pereira, Léo & Raphael, Júlia & Rafaela, entre outros artistas. Todos cantando e compondo músicas que misturam elementos da música caipira com funk e eletrônica para enaltecer as riquezas do campo. E claro, o financiamento, vem do agronegócio, que vê na atividade musical uma maneira de divulgar suas ações.
Ficou justamente a cargo de Ana Castela lançar o primeiro grande hit do gênero no escritório, a música Agradeço. Além dessa, outra canção que ganhou notoriedade foi Sou Nada, de Thales Belchior. Durante a Festa de Peão de Barretos, Ana Castela se emocionou ao assistir ao show de Deive Leonardo. O sertanejo e agronegócio vem se mostrando cada vez mais imbatível no gosto dos brasileiros.