Um dos grandes nomes do sertanejo é Paraná, conhecido por sua dupla com Chico Rey. Natural de Arapongas, o músico nasceu com o nome José Cláudio Gomes, mas foi a alcunha Paraná que o tornou famoso.
Com uma carreira de quase ciquenta anos, os irmãos Chico Rey e Paraná eram acompanhantes de seu pai, um seresteiro no estado, até que tornaram-se uma dupla após a família se mudar para Brasília. Na capital brasileira, integraram o elenco do programa No Balanço da Viola, da Rádio Alvorada, e chegaram até mesmo a participar da novela Feijão Maravilha, da TV Globo. Em 1980, lançaram seu primeiro LP na região e tornaram oficial o início de sua carreira.
Após três anos, conseguiram fechar um contrato com a gravadora Continental. No entanto, foi apenas em seu quinto disco que conseguiram atingir sucesso nacional com o lançamento da canção Quem Será Seu Outro Amor, recipiente de uma certificação de ouro pela PMB.
Assim, outras músicas tiveram grande repercussão, como Operário, Vida e Viola, Esperança de Mãe, Colchão Queimado, Tua Imagem e Amor de Pobre, no final da década de 1980. No ano seguinte, Amor Rebelde e Alma Transparente foram alguns de seus sucessos.
O fim de Chico Rey e Paraná
No dia 26 de fevereiro de 2016, a dupla Chico Rey e Paraná chegou ao fim. Enquanto estava de férias em Maceió, no Alagoas, Chico Rey precisou ser levado às pressas para o hospital após ter um sangramento na fístula pela qual realizava hemodiálise.
Com a situação, o cantor teve um choque hipovolêmico e uma parada cardíaca ao chegar ao hospital. O músico não resistiu à ocorrência, falecendo aos 63 anos. Dessa forma, o grupo encerrou suas atividades.
Paraná segue com carreira solo
Aos 68 anos de idade, Paraná segue com sua carreira. Em janeiro deste ano, o cantor subiu ao palco da Azzure Club, em Goiânia. Desde a morte de seu companheiro, Paraná está com seu projeto solo, contando com apresentações esporádicas ao redor do Brasil relembrando os grandes clássicos de sua carreira.