Com mais de 35 milhões de discos vendidos, Leonardo é um dos cantores de maior sucesso dentro do sertanejo. Seu nome, tanto em carreira solo como ao lado de seu irmão, Leandro, tornou-se sinônimo de sucesso ao longo dos últimos 40 anos.
No entanto, nem sempre a voz de Talismã e Liga Lá em Casa teve esse nome. O cantor foi batizado como Emival Eterno da Costa, tendo nascido em Goianópolis. O quarto entre oito irmãos, formou dupla com um destes, o Leandro, que, curiosamente, também tinha outro nome: Luis José Costa – parece que não é apenas Gusttavo Lima que mudou de nome.
Portanto, a icônica dupla sertaneja Leandro e Leonardo que abalou as décadas de 1980 e 1990, na verdade, se chama Luis José e Emival. Curioso, não?
Leonardo: de infância humilde à fama
Filho de Avelino Virgulino da Costa e Carmem Divina Eterno da Silva, Leonardo desde cedo teve que trabalhar. Após uma série de eventos, a família retornou a Goianópolis e um jovem Leonardo, ainda conhecido como Emival, passou a ajudar seu pai como meeiro em uma lavoura de tomates.
Foi nesse ambiente, cercado pela família e pelo trabalho, que Leonardo começou a cantar, sendo acompanhado da viola de seu pai. Aos poucos, a música foi tomando conta de sua vida e o cantor esbanjou sua voz em covers de Roberto Carlos e dos Beatles, chegando eventualmente no sertanejo.
Hoje, o músico de 60 anos conta com uma carreira solo de bastante sucesso, realizando parcerias constantes com Eduardo Costa, Zezé di Camargo e Luciano e Chitãozinho e Xororó.