Sertanejo Todo DiaSertanejo Todo DiaSertanejo Todo Dia
  • Início
  • Notícias
  • Cantores
  • Músicas
Lendo: Primeiro túnel submerso do Brasil vai chegar reduzindo distância entre Santos e Guarujá
Compartilhe
Font ResizerAa
Sertanejo Todo DiaSertanejo Todo Dia
Font ResizerAa
  • Início
  • Notícias
  • Cantores
  • Músicas
Pesquise
  • Início
  • Notícias
  • Cantores
  • Músicas
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Sertanejo Todo Dia > Geral > Primeiro túnel submerso do Brasil vai chegar reduzindo distância entre Santos e Guarujá
GeralNotícias

Primeiro túnel submerso do Brasil vai chegar reduzindo distância entre Santos e Guarujá

Isabelle LC
Isabelle LC Publicado 07/04/2025
Compartilhe
Compartilhe

O Brasil está prestes a testemunhar um feito inédito na engenharia civil com a construção do primeiro túnel submerso da América Latina, ligando as cidades de Santos e Guarujá. O projeto, que tem um custo estimado de quase R$ 6 bilhões, será financiado em partes iguais pelo governo federal e pelo estado de São Paulo.

Contents
Como Será o Túnel Submerso Santos-Guarujá?Quais São os Desafios e Custos Envolvidos na Construção?

O anúncio oficial do edital para a construção e operação do túnel foi feito pelo presidente Lula e pelo governador Tarcísio de Freitas no Parque Valongo, em Santos. O leilão para definir a concessionária responsável pela obra está agendado para 1º de agosto. A empresa vencedora terá a concessão para construir e operar o túnel por 30 anos, sendo escolhida aquela que oferecer o maior desconto sobre a contraprestação pública.

Como Será o Túnel Submerso Santos-Guarujá?

O túnel submerso terá uma extensão total de 1,5 quilômetros, conectando a região de Vicente de Carvalho, no Guarujá, ao bairro Macuco, em Santos. A estrutura contará com 870 metros de túnel submerso, projetado para acomodar carros, motos, caminhões, bicicletas e pedestres. Serão três faixas de rolamento em cada sentido, com uma delas adaptável para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Este projeto visa aliviar o tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e aumentar a capacidade de escoamento do Porto de Santos, que atualmente enfrenta congestionamentos frequentes devido ao intenso fluxo de caminhões. A travessia pelo túnel deve durar cerca de dois minutos, prometendo uma solução eficiente para o transporte na região.

Quais São os Desafios e Custos Envolvidos na Construção?

O custo total da obra está estimado em R$ 5,96 bilhões, com um aporte público de R$ 5,13 bilhões, dividido igualmente entre a União e o estado de São Paulo. A concessionária arcará com o restante dos custos. Além disso, o poder público pagará uma contraprestação anual de cerca de R$ 270 milhões à empresa operadora após a conclusão do túnel.

Você pode gostar

Cidade do interior paulista ganha destaque pela tranquilidade e oportunidades

Felipe e Rodrigo ganham cada vez mais destaque: Henrique e Juliano gravaram 33 músicas deles

Novo veículo da Toyota chega fazendo 25km por litro e conquista clientes

Matheus e Kauan podem ser jurados do The Voice

Famoso em desenho animado, vegetal é ótimo para cuidar das articulações

Compartilhe essa matéria
Facebook Twitter Copiar Imprimir
Avatar photo
Por Isabelle LC
Formada em Publicidade e Propaganda, Isabelle é apaixonada por escrita. Atua como redatora e escritora, desenvolvendo textos dos mais variados gêneros.
Matéria anterior Detalhes da nova Amarok feita na Argentina com tecnologia chinesa surpreendem
Próxima matéria Lucas Lima chama atenção ao compartilhar momentos ao lado de seu filho Sandy, o Théo: “O dia perfeito não exis…”
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editorias

  • Início
  • Notícias
  • Cantores
  • Músicas

Institucional

  • Início
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Sobre
Ad image
© 2024 Sertanejo Todo Dia. Todos os direitos reservados.
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?