O Brasil está prestes a testemunhar um feito inédito na engenharia civil com a construção do primeiro túnel submerso da América Latina, ligando as cidades de Santos e Guarujá. O projeto, que tem um custo estimado de quase R$ 6 bilhões, será financiado em partes iguais pelo governo federal e pelo estado de São Paulo.
O anúncio oficial do edital para a construção e operação do túnel foi feito pelo presidente Lula e pelo governador Tarcísio de Freitas no Parque Valongo, em Santos. O leilão para definir a concessionária responsável pela obra está agendado para 1º de agosto. A empresa vencedora terá a concessão para construir e operar o túnel por 30 anos, sendo escolhida aquela que oferecer o maior desconto sobre a contraprestação pública.
Como Será o Túnel Submerso Santos-Guarujá?
O túnel submerso terá uma extensão total de 1,5 quilômetros, conectando a região de Vicente de Carvalho, no Guarujá, ao bairro Macuco, em Santos. A estrutura contará com 870 metros de túnel submerso, projetado para acomodar carros, motos, caminhões, bicicletas e pedestres. Serão três faixas de rolamento em cada sentido, com uma delas adaptável para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Este projeto visa aliviar o tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e aumentar a capacidade de escoamento do Porto de Santos, que atualmente enfrenta congestionamentos frequentes devido ao intenso fluxo de caminhões. A travessia pelo túnel deve durar cerca de dois minutos, prometendo uma solução eficiente para o transporte na região.
Quais São os Desafios e Custos Envolvidos na Construção?
O custo total da obra está estimado em R$ 5,96 bilhões, com um aporte público de R$ 5,13 bilhões, dividido igualmente entre a União e o estado de São Paulo. A concessionária arcará com o restante dos custos. Além disso, o poder público pagará uma contraprestação anual de cerca de R$ 270 milhões à empresa operadora após a conclusão do túnel.