Enquanto o arrocha ainda era um gênero praticamente exclusivo do norte e nordeste, Gabriel Gava foi um dos responsáveis por levá-lo Brasil afora, ao lado de nomes como Thiago Brava e Tierry.
O músico começou sua carreira com apenas 16 anos, fazendo parte do grupo Ases do Forró. Em 2011, com 20 anos, já contava com sua própria carreira solo e lançou seu primeiro CD, Máquina do Tempo, nos moldes do sertanejo universitário.
O projeto independente chamou atenção e, no ano seguinte, Gabriel Gava foi convidado pela Som Livre a participar da coletânea Na Pegada do Arrocha e emplacou o hit Fiorino. O single foi relançado como parte de seu segundo álbum, Fiorino.
Com o estouro de Fiorino, Gabriel Gava ganhou seu próprio mega show. O músico lotou o Atlanta Music Hall, em Goiânia, para gravar seu primeiro DVD, intitulado Ao Vivo em Goiânia. O lançamento aconteceu em 2013 e consagrou outros hits.
Gabriel Gava nos dias de hoje
Embora hoje seja um nome com tímido destaque, Gabriel Gava mantém um certo destaque na cena sertaneja e do arrocha. O cantor do Espírito Santo conta com 330 mil ouvintes no Spotify e é considerado um dos maiores responsáveis pela popularização do arrocha nacionalmente.
Em 2017, Gabriel Gava encerrou sua parceria com o escritório LB Produções e embarcou em uma nova etapa na carreira. O músico seguiu com os lançamentos e, desde Ao Vivo em Goiânia, lançou quatro novos projetos.
Além disso, Gabriel Gava é casado com Débora Lyra, vencedora do Miss Brasil em 2010. Os dois tornaram-se pais de um menino, Ravi, no final de 2023.