Na última quinta-feira (10), o governo brasileiro retomou a exigência de visto para turistas de três países: Estados Unidos, Canadá e Austrália. A atual gestão afirmou que a medida ocorre porque não há isenção de vistos aos brasileiros nestes países.
A decisão foi restabelecida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início do terceiro mandato, em maio de 2023. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, tratou-se de uma disposição ao princípio da reciprocidade.
Como funciona?
A solicitação deve ser feita pelo site da VFS Global, onde será preenchido um formulário. É obrigatório enviar uma cópia do passaporte e uma foto.
Aos menores de idade, será necessário anexar uma cópia da certidão de nascimento e uma autorização para emissão de visto assinada pelos pais e autenticada em cartório.
Depois, é necessário pagar uma taxa de US$ 80,90 – cerca de R$488,64. Após se submeter ao valor, um e-mail com o comprovante será enviado, indicando o status da inscrição, podendo ser aprovado, rejeitado ou com documento pendente.
Após o processo, é necessário baixar, imprimir e entregar o visto eletrônico no momento de embarque e desembarque no Brasil.
Quanto tempo pode ficar o turista?
Turistas desses países precisarão de visto para entrar no Brasil, independentemente de chegarem por avião, navio ou por vias terrestres. A permanência no país será limitada a um período máximo de 90 dias.