A NASA está diretamente envolvida em iniciativas para conter o avanço do mar em áreas costeiras do Brasil, especialmente diante dos impactos das mudanças climáticas. Cidades litorâneas vêm sendo monitoradas com atenção, e novas estratégias estão sendo colocadas em prática para mitigar os riscos à população e ao meio ambiente.
Com a elevação do nível do mar se tornando uma ameaça real, municípios como Santos, em São Paulo, adotam medidas urgentes. O uso de tecnologias e projetos sustentáveis tem sido prioridade, com apoio internacional em algumas dessas ações.
Medidas Implementadas em Santos
Santos instalou uma barreira de geobags — sacos de geotêxtil preenchidos com areia — em um trecho de 275 metros na Ponta da Praia. A estrutura atua como contenção contra a erosão e avança como modelo para outras regiões.
Além disso, está prevista a dragagem do canal de navegação do porto, buscando não só ampliar a profundidade como garantir maior resistência à invasão do mar. Com o aquecimento global, projeções indicam que a área pode sofrer graves impactos nos próximos anos.
Ação da NASA e Projetos Sustentáveis
A NASA contribui com dados e estudos científicos aplicados a projetos de adaptação e reflorestamento no Brasil. No estado do Rio de Janeiro, a agência atua em áreas da Agenda 2030, com foco em sustentabilidade e recuperação ambiental.
Entre as metas, estão o reflorestamento de 3,4 mil hectares, reabilitação de 1,2 mil hectares de vegetação nativa e a duplicação de áreas arborizadas em regiões urbanas. A proposta inclui ainda drenagem de rios e canais e obras para enfrentar as enchentes nas cidades costeiras.