Ao longo dos anos, a música sertaneja tornou-se cada vez mais popular. Artistas como Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó, Milionário e José Rico e Bruno e Marrone ajudaram não apenas a consolidar o gênero, como a mantê-lo entre os mais populares.
No entanto, foi com a chegada do sertanejo universitário que a música sertaneja atingiu um novo público. Jorge e Matheus, Luan Santana, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Gusttavo Lima e muitos outros passaram a lotar estádios ao redor do país à medida que lideraram as paradas musicais.
Atualmente, o sertanejo é o gênero mais popular do Brasil, superando até mesmo artistas pop como Ludmilla, Pablo Vittar e Anitta. O funk, outro gênero extremamente popular, também não supera o sertanejo, aclamado de Norte a Sul no Brasil.
Segundo levantamento do Deezer, as músicas mais tocadas de 2024 foram Meio Termo, de Luan Santana, Manda Um Oi de Guilherme & Benuto com Simone Mendes, Barulho Do Foguete, de Zé Neto & Cristiano, e Mala dos Porta-Mala, de Gusttavo Lima com Matheus & Kauan.
Música sertaneja foi a mais pesquisada de 2023
Com o lançamento póstumo de Decretos Reais, em 2023, Marília Mendonça liderou as paradas nacionais, especialmente com a canção Leão. A música sertaneja foi a mais reproduzida em plataformas de streaming ao longo do primeiro semestre do ano passado.
O álbum foi um grande sucesso, tendo em seu catálogo os hits Uma Vida a Mais, Hackearam-Me, uma releitura de Infiel e, claro, Leão. Embora seja conhecida como uma prolífica compositora, o projeto foi marcado por covers de grandes músicos, como Tierry, Banda Calypso, Jorge & Mateus, Roberto Carlos e Zezé di Camargo & Luciano.