Embora tenham nomes parecidos e tenham a mesma idade, Munhoz e Mariano não são irmãos. Raphael Calux Munhoz Pinheiro e Ricardo Mariano Bijos Gomes nasceram em Campo Grande, no Mato Grosso, e são amigos de infância.
Após anos cantando e frequentando os mesmos lugares, os dois decidiram selar sua união em 2006 com a formação da dupla Munhoz e Mariano, quando ambos tinham 20 anos de idade. Com coreografias ousadas e um timbre de voz diferente, a dupla enfrentou bastante resistência em seu início.
Ainda assim, seguiram com sua carreira e, em outubro de 2010, foram convidados para participar do quadro Garagem do Faustão, do Domingão do Faustão, na Rede Globo. Os amigos venceram o concurso e conseguiram uma vaga no Festival Pop Sertanejo, além de ganharam projeção nacional.
Munhoz e Mariano e seu grande hit
Aproveitando o novo sucesso, lançaram o DVD Ao Vivo em Campo Grande, em 2011, e Ao Vivo em Campo Grande II, em 2012. Foi nesse período que surgiram canções como Zé Goré, Putaiada e Beberrão, todas hits nacionais.
Seu sucesso era tamanho que o segundo ao vivo contou com uma plateia de incríveis 90 mil pessoas. Munhoz e Mariano tiveram o auxílio de Maria Cecília e Rodolfo, João Neto & Frederico e Fred & Gustavo, participações especiais no DVD. Inclusive, foi nesse momento que veio seu maior hit, Camaro Amarelo.
A música venceu o prêmio Melhores do Ano da Rede Globo, além de ser eleita a terceira melhor canção de 2012 no Caldeirão de Ouro, prêmio do programa Caldeirão do Huck. Seu sucesso eventualmente diminuiu. Desde então, foram lançados outros quatro projetos, sendo três gravações ao vivo.