Se Marília Mendonça é considerada hoje a Rainha do Sertanejo, esse título já foi de outra pessoa no passado. Roberta Miranda vendeu mais 28 milhões de discos ao longo de sua carreira, sendo um dos nomes mais importantes da história do sertanejo.
Filha caçula de uma família em João Pessoa, na Paraíba, a cantora sempre foi rebelde. Seus três irmãos mais velhos tornaram-se professores quando a família se mudou para São Paulo, mas Roberta Miranda tinha outros planos. A jovem foi contra as decisões de sua família e afirmou que seria artista.
Com a recusa de seus pais, a menina precisou mentir. Contou com a ajuda de algumas amigas para conseguir um violão e uma guitarra. Seus treinos aconteciam durante o dia, fingindo que ia para o curso pré-vestibular. Aos poucos, passou a compor músicas e criar arranjos nos instrumentos.
Aos 16 anos, contou toda a verdade para a família e passou a tocar em bares da cidade. Mesmo menor de idade, foi contratada para abrir shows importantes e, aos 18, foi morar sozinha. A carreira não foi fácil no início. Ganhava a vida tocando em casas noturnas durante os finais de semana e como maquiadora no restante do tempo.
Roberta Miranda permaneceu nessa rotina por muitos anos. Foi somente em 1986, já com 30 anos, que fechou seu primeiro acordo com uma gravadora, lançando seu disco de estreia. O álbum foi um grande sucesso, rendendo-lhe uma certificação tripla de platina na década seguinte.
A cantora seguiu lançando álbuns. Com seu Volume 4, atingiu fama nacional. Foi essa obra que fez seus trabalhos prévios ganharem certificações. Nos anos seguintes, foi certificada mais dez vezes: seis discos de ouro e quatro de platina, segundo a Pró-Música Brasil, à época chamada de Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD).
Roberta Miranda: maiores sucessos da artista
Roberta Miranda – São Tantas Coisas
Roberta Miranda – Majestade e o Sabiá
Roberta Miranda – Vá Com Deus
Roberta Miranda – Os Tempos Mudaram