Com mais de 35 milhões de discos vendidos, Leonardo é um dos cantores de maior sucesso dentro do sertanejo. Seu nome, tanto em carreira solo como ao lado de seu irmão, Leandro, tornou-se sinônimo de sucesso ao longo dos últimos 40 anos.
Filhos de Avelino Virgulino da Costa e Carmem Divina Eterno da Silva, Leandro e Leonardo tiveram que trabalhar desde cedo. Após uma série de eventos, a família retornou a Goianópolis e um jovem Leonardo, ainda conhecido como Emival, passou a ajudar seu pai como meeiro em uma lavoura de tomates.
Foi nesse ambiente, cercado pela família e pelo trabalho, que a dupla começou a cantar, sendo acompanhado da viola de seu pai. Aos poucos, a música foi tomando conta de suas vidas e os irmãos cantavam covers de Roberto Carlos e dos Beatles, chegando eventualmente no sertanejo.
Após reinar nos anos 1990, Leandro e Leonardo tiveram sua dupla encerrada. Em 23 de junho de 1998, Leandro morreu de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um tipo raro de câncer no pulmão, chamado tumor de Askin. A dupla se encerrou e Leonardo seguiu carreira solo, mantendo seu sucesso.
Leonardo seguiu carreira solo
Embora tenha pensado em encerrar sua carreira após a morte do irmão, Leonardo recebeu o apoio de amigos e familiares para se manter na ativa. Assim, em 1999, veio seu primeiro álbum solo, Tempo, sucesso de vendas e crítica.
Atualmente, após 11 CDs e 4 DVDs lançados, Leonardo conta com mais de 15 milhões de cópias vendidas. Desde 2014, Leonardo comanda a turnê Cabaré ao lado do músico Eduardo Costa, relembrando grandes clássicos do sertanejo.