O PlayStation 5 segue consolidado como um dos maiores sucessos da Sony no mercado de games, com mais de 75 milhões de unidades vendidas globalmente. Apesar da chegada do PS5 Pro, que trouxe avanços notáveis no upscaling gráfico, o PS5 ainda tem um catálogo robusto de lançamentos futuros, o que demonstra que seu ciclo de vida está longe do fim. No entanto, isso não impede que as atenções já estejam voltadas para a próxima geração.
Especialistas da Digital Foundry começam a projetar o que esperar do futuro console da Sony. Embora não haja muitos detalhes confirmados, uma possível especificação técnica chama atenção: o PlayStation 6 pode contar com 24 GB de memória RAM — um avanço significativo em relação aos 16 GB presentes no PS5.
Essa estimativa é baseada em análises técnicas e tendências recentes da indústria, com foco especial na adoção de tecnologias baseadas em inteligência artificial.
Machine learning pode impulsionar nova geração de consoles
Alex Battaglia, da Digital Foundry, sugeriu que esse aumento de memória terá um papel crucial para habilitar funcionalidades ligadas ao machine learning. Segundo ele, “Imagino que, para habilitar os recursos de ML [machine learning] do próximo PlayStation, eles terão mais RAM do que têm atualmente.” A aposta de Battaglia é clara: “Acho que será em torno de 24 GB, esse é meu palpite agora para algo como um PS6” (via PSU).
O uso de aprendizado de máquina em consoles pode trazer uma série de melhorias: comportamentos mais realistas para NPCs, gráficos otimizados com o suporte de IA — como ocorre com tecnologias similares ao DLSS e ao PSSR do PS5 Pro — e até mesmo uma geração mais avançada de mundos processuais. Além disso, essa integração tende a otimizar o desempenho, acelerar o desenvolvimento de jogos e criar experiências mais ricas para os jogadores.
Enquanto isso, o PS5 Pro segue evoluindo. A AMD prepara atualizações que devem melhorar ainda mais o desempenho gráfico dos jogos a partir de 2026. “Nosso objetivo é ter algo muito semelhante ao escalonamento FSR 4 disponível no PS5 Pro para títulos de 2026 como a próxima evolução do PSSR”, destacou a empresa.
Já pensando no PS6, a Sony tem como prioridade manter a compatibilidade com as versões anteriores, e por isso, a AMD continuará sendo a fornecedora dos chips principais. A previsão é que o novo console chegue ao mercado entre o fim de 2027 e 2028.