Ícones da moda de viola, Matogrosso e Mathias estão na ativa desde a década de 1970, completando quase 50 anos de carreira. Originários de Mato Grosso, a dupla é um dos maiores expoentes do sertanejo romântico, unindo a viola ao gênero em ascendência da época.
João Batista Bernardo, posteriormente conhecido como Matogrosso, nasceu no interior de São Paulo, mas logo se mudou para o Mato Grosso. Após muitas incursões na música, começou a ganhar fama e passou a ser conhecido como Roberto Carlos de Cáceres devido à sua voz potente.
Conheceu o mineiro Anísio Roberto de Carvalho em 1973, mas a dupla Matogrosso e Mathias se formou apenas anos depois, em 1975. Seu primeiro álbum foi lançado no ano seguinte a partir da gravadora Chantecler. Em 1977, venceram Dupla Revelação por conta do LP Pedaço de Minha Vida.
No ano seguinte, lançaram seu terceiro LP e ficaram com o segundo lugar no 1º Festival da Record. A presença no programa os levou a um novo patamar de fama, intensificando seus shows nas regiões Leste, Sul e Centro-Oeste.
Carregando sucessos como Pai Tião, De Igual Para Igual, Na Hora do Adeus, Frente a Frente, 24 Horas de Amor, Idas e Voltas e Sábado, a dupla gravou 13 LPs pela Continental, chegando a ter 2 milhões de discos vendidos. Em 1991, separaram-se pela primeira vez. A dupla veio a se reunir em duas ocasiões, em 1994 e 1999, mas nenhum dos retornos foi muito duradouro.
Matogrosso e Mathias mudaram de formação
Após sua separação, Matogrosso e Mathias tiveram grandes mudanças em suas respectivas carreiras. Em 1994, Mathias chegou a fazer dupla com Milionário, da dupla Milionário e José Rico, com quem gravou um CD. Já Matogrosso seguiu carreira solo por alguns anos.
Matogrosso passou a cantar com seu sobrinho, Isaac Júnior, que assumiu o título de Mathias para manter a dupla. Os dois gravaram um disco, mas a parceira não durou. Atualmente, Matogrosso e Mathias está na ativa com Rafael Belchior assumindo a segunda voz.