Leandro e Leonardo são um das principais duplas do sertanejo. Os irmãos goianos tornaram-se famosos com uma série de hits ao longo das décadas de 1980 e 1990, mas chegaram ao fim com a morte de Leandro, vítima de um raro câncer em 1998.
Filhos de Avelino Virgulino da Costa e Carmem Divina Eterno da Silva, Leandro e Leonardo tiveram que trabalhar desde cedo. Após uma série de eventos, a família retornou a Goianópolis e um jovem Leonardo, ainda conhecido como Emival, passou a ajudar seu pai como meeiro em uma lavoura de tomates.
Foi nesse ambiente, cercado pela família e pelo trabalho, que a dupla começou a cantar, sendo acompanhado da viola de seu pai. Aos poucos, a música foi tomando conta de suas vidas e os irmãos cantavam covers de Roberto Carlos e dos Beatles, chegando eventualmente no sertanejo.
Leandro e Leonardo reinaram nos anos 1990
Depois de seus dois primeiros álbuns, Leandro e Leonardo despontaram com a canção Entre Tapas e Beijos, presente no disco Leandro & Leonardo Vol. 3, gravado em 1989 com a Continental. O projeto contava ainda com regravações de artistas como Zezé di Camargo e Luciano e Roberta Miranda.
No ano seguinte, chegaram ao auge, vendendo 3 milhões de cópias em seu quarto disco e emplacaram dois dos maiores hits de sua carreira, Pense em Mim e Desculpe, Mas Eu Vou Chorar. Chegaram a gravar mais seis álbuns, encerrando com Leandro & Leonardo Vol. 11, de 1997.
Em 23 de junho de 1998, Leandro morreu de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um tipo raro de câncer no pulmão, chamado tumor de Askin. A dupla se encerrou e Leonardo seguiu carreira solo, mantendo seu sucesso.