Com a virada da década de 2010, o sertanejo universitário vivia seu auge. Neste momento, poucas duplas eram mais populares do que Guilherme e Santiago, mas sua caminhada já era longa. Os irmãos goianos decidiram formar uma dupla em 1994, abrindo shows de outras grandes duplas, como Chrystian e Ralf.
Logo em seu primeiro álbum, Guilherme e Santiago conseguiram um dos maiores sucessos de sua carreira com Do Outro Lado da Cidade. Assinados com a Warner Music e posteriormente com a EMI, lançaram novos álbuns durante a década, colecionando participações em programas como Domingão do Faustão e Programa Raul Gil.
Já famosos, atingiram um novo nível em 2002 com o disco Azul. Os singles Som e Imagem e Azul foram um sucesso absoluto, levando-os a permanecerem no topo das paradas da rádio. No ano seguinte, a música O Nosso Amor foi trilha sonora do filme Didi, o Cupido Trapalhão, no qual a dupla também estrela ao lado de Daniel.
Guilherme e Santiago ganham novo destaque
Já com 15 anos de uma carreira de sucesso, Guilherme e Santiago conseguiram atualizar sua sonoridade à medida que o sertanejo evoluía para novos rumos. E daí?, canção do disco ao vivo Tudo Tem Um Porquê, foi a música sertaneja mais tocada nas rádios em 2010, sendo um exemplo claro de um sucesso do sertanejo universitário.
Tá se Achando, outro single do disco, fez parte da trilha sonora da Malhação naquele ano e ganhou milhares de plays nas plataformas digitais e rádios. Não à toa, a música foi a mais escutada em setembro de 2010.
Guilherme e Santiago seguem na ativa, tendo lançado uma parceria de muito sucesso com Marília Mendonça em 2023: Se Ele Soubesse.