Um dos expoentes do sertanejo romântico, Gian e Giovani estão na ativa desde a década de 1980. A dupla ajudou a levar o gênero para um lado ainda mais popular ao lado de figuras como Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Daniel e muitos outros.
Gian nasceu em Claraval, em Minas Gerais, mas logo se mudou com a família para Franca, em São Paulo. Foi na cidade paulista que nasceu Giovani, seu irmão. Os dois, na verdade, nasceram com outros nomes. A dupla se chama Aparecido dos Reis Morais e Marcelo dos Reis Morais. Com a chegada da carreira sertaneja, os irmãos optaram por mudar para Gian e Giovani, respectivamente.
Ainda crianças, os dois roubavam o violão de seu pai para tocar algumas canções escondidos. Gian era autodidata e aprendia rapidamente as músicas que ouvia nas rádios. Quando seu pai viu o talento dos filhos, passou a incentivá-los.
A dupla começou a fazer sucesso desde cedo em bares de sua cidade. Um comerciante local os ajudou a gravar seu primeiro disco. Gian e Giovani contavam com o apoio da comunidade de Franca e organizaram um evento para angariar fundos. Ainda assim, não foi o suficiente para conseguiram gravar uma tape, sendo necessário vender seu carro.
Os dois foram para São Paulo e se encontraram com o renomado produtor musical Pinocchio. Ao enxergar o potencial na dupla, o produtor trabalhou em seu disco de estreia, lançado em 1988. Sua primeira música foi Amante Anônimo, sendo seguida por Espuma Da Cerveja e Você Em Minha Vida.
As canções foram um sucesso na rádio e logo veio seu segundo LP. A música Nem Dormindo Consigo Te Esquecer foi um sucesso nacional, recebendo diversas premiações e sendo certificado com um disco de ouro. Em 1992, com seu terceiro álbuns, Gian e Giovani ficaram entre os mais tocados nas rádios por semanas com a canção Olha amor.
Gian e Giovani seguem na ativa
O sucesso dos irmãos estava garantido. Desde então, foram mais 17 projetos, entre discos de estúdio e gravações ao vivo. Embora estejam há 15 anos sem lançar um álbum de estúdio, Gian e Giovani voltaram à ativa em 2022 com o disco Boate Azul – Ao Vivo, ao lado de com Edson & Hudson.