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Caso de plágio de Adele: Laudo descarta que “cópia” foi por coincidência

Letícia Bonfante
Letícia Bonfante Publicado 15/04/2025
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A disputa judicial entre a cantora britânica Adele e o compositor brasileiro Toninho Geraes, autor da música “Mulheres”, ganhou novos rumos após a apresentação de um laudo técnico. De acordo com o relatório, as semelhanças entre “Million Years Ago”, de Adele, e “Mulheres”, de Toninho Geraes, vão além do que poderia ser considerado uma mera coincidência. 

Contents
Semelhanças técnicas e judiciaisCaminhos da resolução

Segundo o portal LeoDias, adecisão de um juiz da 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro determinou a retirada da música de Adele de todas as plataformas digitais, impondo uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Semelhanças técnicas e judiciais

O laudo técnico destaca significativas similaridades melódicas e harmônicas entre as duas canções. As comparações detalhadas evidenciam que os padrões de acordes e a estrutura melódica se assemelham consideravelmente. Tais constatações enfraquecem o argumento da defesa de que as coincidências resultam apenas de clichês musicais usuais. Essa análise técnica fortalece a posição do compositor brasileiro no processo em curso.

Além disso, a decisão judicial inclui detalhes sobre a conduta das partes envolvidas. A ausência de uma resposta efetiva por parte dos réus às notificações extrajudiciais enviadas por Toninho Geraes pesou na determinação do juiz. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reafirmou a necessidade de retirar a música de Adele das plataformas até que a questão de direitos autorais seja resolvida definitivamente.

Caminhos da resolução

Com a existência de uma base técnica sólida para as alegações de plágio, o desenrolar do caso atraiu atenção nacional e internacional. As próximas etapas do processo envolvem a análise de novas provas e depoimentos das partes envolvidas. O caso ilustra o crescente interesse e cuidado em torno das questões de direitos autorais na música, especialmente em situações que cruzam fronteiras culturais e jurídicas.

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Por Letícia Bonfante
Redatora especializada em conteúdos históricos, apaixonada por cinema, música e entretenimento.
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