Duas das maiores vozes do país, Milionário e José Rico foram grandes pivôs na popularização do sertanejo. Eventualmente, os amigos passaram a ser conhecidos como “As Gargantas de Ouro do Brasil“, além de serem amplamente considerados os pais do sertanejo moderno.
Romeu Januário de Matos e José Alves dos Santos nasceram durante a década de 1940, sendo cada um de um lugar. Milionário é de Monte Santo de Minas, no estado de Minas Gerais, enquanto José Rico nasceu no Pernambuco e foi criado no Paraná, antes de conhecer seu parceiro em São Paulo.
Os dois se conheceram durante a década de 1970, quando José Rico, já morador da favela paulista de Jaçanã, acolheu o futuro parceiro de música. Seu primeiro projeto foi lançado em 1973, unindo elementos inéditos de ritmos gauchescos, mexicana, cigana e paraguaia.
Milionário e José Rico, então, fizeram um “pacto” com Aparecida, pedindo que a padroeira nacional os apontasse o caminho do sucesso e deixando seu disco como oferenda. O padre da igreja, ao ouvir o disco, gostou e o levou até um locutor, catapultando a presença da dupla nas rádios.
Milionário e José Rico: saiba mais sobre a dupla
Ao todo, Milionário e José Rico contam com quarenta e três anos de carreira divididos em duas etapas distintas, sendo a primeira entre 1970 e 1991, e a segunda entre 1994 e 2015, ano em que José Rico faleceu vítima de uma parada cardíaca.
A dupla vendeu cerca de 35 milhões de cópias de seus 29 discos gravados desde 1973. Em sua carreira, gravaram dois DVDs e dois filmes, Na Estrada da Vida, dirigido por Nelson Pereira dos Santos em 1980, e Sonhei Com Você, de 1988.
Com 84 anos, Milionário segue na ativa.