A cidade de Brusque, em Santa Catarina, serviu de inspiração para a composição da valsa “Santa Catarina”, assinada por Tonico, Nhô Zoli e Carlito, ícones do sertanejo brasileiro. De acordo com relatos do cantor Tinoco, a ideia para a música surgiu durante uma estadia em Brusque, na casa de seu cunhado, Arnaldo.
A música, gravada em 1974 pela Continental, exalta as belezas naturais e a hospitalidade do estado. Com versos como “E saudando aquela gente, aí de Santa Catarina”, a dupla destacou a conexão cultural com os catarinenses, que apreciavam o repertório regionalista da dupla.
Intercâmbio Cultural Sertanejo e Catarinense
O sucesso das músicas de Tonico e Tinoco em Santa Catarina foi fortalecido pelo intercâmbio entre as tradições gaúchas e caipiras. A integração cultural entre o Sul do Brasil e o sertanejo está presente não apenas em “Santa Catarina”, mas também em outras obras da dupla, como “Sul Brasileiro”, que homenageia os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O pesquisador Israel Lopes destacou, em sua publicação de 2008, que a interação da dupla com os modos e gentilezas catarinenses foi determinante para a criação dessa obra. Tinoco, em seu livro de memórias Da Beira da Tuia ao Teatro Municipal (1984), reforça essa influência ao descrever a hospitalidade e o ambiente que vivenciou em Brusque.
A letra de “Santa Catarina” traz imagens vívidas das paisagens do estado, mencionando suas serras, matas e belezas praianas. Com trechos como “Paisagem à beira-mar, linda menina praiana”, a dupla celebra a diversidade e a essência catarinense.