Neste mês de maio, o Spotify celebra uma década de operação no Brasil, marcando um período significativo para a plataforma de streaming. Desde sua chegada ao país em 2014, o Spotify acumulou impressionantes 770 bilhões de streams.
Neste balanço de dez anos, o gênero sertanejo se destacou de maneira contundente, dominando as listas de álbuns e artistas mais ouvidos.
Dominância do Sertanejo
Segundo a CNN Brasil, o sertanejo consolidou sua supremacia nas listas do Spotify, com nove dos dez álbuns mais ouvidos na última década, pertencendo ao gênero.
Essa influencia também se refletiu nas listas de artistas e músicas mais reproduzidas, evidenciando a popularidade e o impacto do sertanejo na plataforma.
Entre os sertanejos que mais se destacaram, Marília Mendonça aparece no topo da lista dos artistas mais ouvidos, com sua música “Leão” liderando as paradas.
Outras duplas de sucesso, como Henrique & Juliano e Zé Neto & Cristiano, também se destacam. Ana Castela, com seu estilo inovador chamado “agronejo”, atingiu a segunda posição entre as músicas mais reproduzidas com “Nosso Quadro”.
Top 10 Artistas Mais Reproduzidos no Spotify (2014 a 2023)
- Marília Mendonça
- Henrique & Juliano
- Jorge & Mateus
- Gusttavo Lima
- Zé Neto & Cristiano
- Matheus & Kauan
- Anitta
- Wesley Safadão
- Maiara & Maraisa
- MC Ryan SP
Crescimento e Impacto
Durante a operação do Spotify no Brasil, o número de faixas de artistas brasileiros aumentou em 656%, e os streams desses artistas cresceram mais de 240 vezes.
O Brasil representa, em média, mais de 60% do consumo de artistas nacionais na plataforma, destacando a importância do mercado brasileiro para o sucesso global de suas estrelas.