A Festa do Peão de Barretos celebra anualmente a música sertaneja no interior de São Paulo. Esse ano, o festival celebra sua 69ª edição no dia 15 a 25 de agosto com mais de 100 shows.
Desde ao ano de 2010, o festival homenageia um representante, o Embaixador, do cenário musical.
Veja quais artistas já foram embaixadores:
Luan Santana em 2010
Com apenas 19 anos o cantor, que havia acabado de ganhar destaque com a música “Meteoro”, recebeu o título de primeiro Embaixador da Festa do Peão de Barretos.
Jorge e Mateus em 2011
Batendo o recorde de público junto com Luan Santana no dia do festival em 2010, no ano seguinte a dupla conquistou o reconhecimento de Embaixador da festa.
Fernando e Sorocaba em 2012
Em 2012 dupla foi escolhida para o posto de Embaixador da Festa do Peão de Barretos.
Bruno e Marrone e Chitãozinho e Xororó em 2013
Naquele ano, os cantores selecionados como Embaixadores se uniram para fazer um show em conjunto.
Cristiano Araújo em 2014
Um ano antes de sua morte, o cantor foi selecionado para representar a música sertaneja no festival. O artista fez duas aparições no evento: uma no palco principal e outra em um show surpresa no camping do Parque do Peão.
Cristiano Araújo morreu em junho de 2015, vítima de um acidente de carro. Após o ocorrido, a Festa do Peão de Barretos o mencionou como “Eterno Embaixador”.
Henrique e Juliano em 2015
Os donos dos sucessos “Gordinho Saliente” e “Não Tô Valendo Nada” levaram a emoção para o palco do evento no ano em que foram escolhidos Embaixadores.
Zezé Di Camargo e Luciano
A dupla conhecida como “Dois Filhos de Francisco” foi escolhida como Embaixadora da festa no ano em que comemorava 25 anos de sua formação.
Gusttavo Lima em 2017 e em 2018
A origem do apelido de Embaixador do cantor se originou no cargo que recebeu por dois anos consecutivos em Barretos. O bordão “respeita o Embaixador” ficou bastante conhecido que continua sendo uma frase dita por Gusttavo em shows.
Simone e Simaria em 2019
As primeiras mulheres a serem convidadas para o posto de Embaixador. Simone, em um momento da apresentação, comentou sobre a honra de participar como Embaixadora.
“Acredito que esse presente que veio para nossa vida é porque somos fortes, nordestinas e saímos do interior da Bahia, mães de família, e hoje carregamos uma responsabilidade enorme, de cuidar de uma família muito grande. Queremos agradecer por todo amor do mundo que vocês têm nos dado.”
Adriano Moraes em 2022
A novidade da edição do evento foi a escolha de um representante que não é da área da música sertaneja. O Embaixador selecionado foi Adriano Moraes, um ex-peão premiado, que participou pela primeira vez do campeonato da Festa do Peão de Barretos em 1989.
Cesar Menotti e Fabiano em 2023 e neste ano, 2024
Representantes escolhidos por dois anos, Cesar Menotti & Fabiano farão, em 2024, a apresentação inédita do projeto “Os Menotti 20 anos – Especial Os Embaixadores”
Durante show do ano passado, César Menotti relembrou: “Em 2004, pegamos R$ 300 emprestados e abastecemos o carro que o Fabiano tinha e viemos pra Barretos com uma viola e um violão na mão. Passamos uma semana cantando onde dava, numa barraca, na outra, e 19 anos depois, estamos aqui no palco principal recebendo o título. Acredite nos seus sonhos, não duvide de onde você é capaz de chegar. Muitas estrelas pisaram neste placo, artistas internacionais, mas esse título poucos receberam e ninguém toma da gente”.