Conhecido como o grande popularizador do sertanejo romântico e um dos primeiros músicos a fazer a transição para a carreira solo com sucesso, Leonardo está na ativa há mais de 40 anos. O cantor já vendeu mais de 35 milhões de discos, sendo considerado um dos grandes pilares do que hoje formam a música sertaneja.
Assim como seu irmão, Leandro, Leonardo nasceu em Goianópolis, no interior do estado de Goiás. Por conta de inúmeras dificuldades financeiras, a família se mudou para Carmo do Rio Verde, no mesmo estado, mas as coisas não ficaram mais fáceis.
Após uma série de eventos, a família retornou a Goianópolis e um jovem Leonardo, ainda conhecido como Emival, passou a ajudar seu pai como meeiro em uma lavoura de tomates. Ao lado de seu irmão, Leandro, e de seu pai, Avelino, passava o dia cantando na roça, com um repertório composto principalmente por Chitãozinho e Xororó.
Novas dificuldades financeiras fizeram a família novamente transitar entre Goianópolis e Goiânia, à medida que Leonardo cada vez mais se dedicava à música. Aos poucos, o jovem artista entrou para algumas bandas e decidiu investir na música ao lado de seu irmão, Leandro.
Leonardo tem carreira de sucesso
Após reinar nos anos 1990, Leandro e Leonardo tiveram sua dupla encerrada. Em 23 de junho de 1998, Leandro morreu de falência múltipla de órgãos, em decorrência de um tipo raro de câncer no pulmão, chamado tumor de Askin. A dupla se encerrou e Leonardo seguiu carreira solo, mantendo seu sucesso.
Embora tenha pensado em encerrar sua carreira após a morte do irmão, Leonardo recebeu o apoio de amigos e familiares para se manter na ativa. Assim, em 1999, veio seu primeiro álbum solo, Tempo, sucesso de vendas e crítica.
Atualmente, após 11 CDs e 4 DVDs lançados, Leonardo conta com mais de 15 milhões de cópias vendidas. Desde 2014, Leonardo comanda a turnê Cabaré ao lado do músico Eduardo Costa, relembrando grandes clássicos do sertanejo.