Em meados dos anos 1980, poucas duplas emplacavam mais sucessos do que João Mulato e Douradinho no mundo sertanejo. Situados no interior paulista, o grupo teve diversas formações, sempre lideradas por João Mulato.
Wilson Leôncio de Melo nasceu em Passos, no interior de Minas Gerais mas se mudou para Araçatuba, no interior de São Paulo, onde adotou o novo nome João Mulato. Quando foi para a capital paulista, encontrou o jovem violeiro Bambico, e com ele formou a primeira dupla que recebeu o nome João Mulato e Douradinho.
Ambos tinham grande relação com Tião Carreiro, nome consolidado na música caipira e sertaneja. Juntos, os dois lançaram dois LPs, Saudade de um Amor Passado e Meu Reino Encantado, mas sua carreira foi encurtada pelo falecimento precoce de Bambico.
Assim, João Mulato contou com diversos parceiros sob a alcunha de Douradinho, lançando seis novos discos ao longo da década de 1980. A convite de Tião Carreiro, se encontrou com o músico Pardinho, formando a dupla João Mulato e Pardinho. Os dois lançaram quatro discos entre 1990 e 1997.
Com a aposentadoria de Pardinho, João Mulato voltou com a dupla João Mulato e Douradinho. Seu primeiro trabalho nessa nova etapa foi o álbum Ao Mestre com Carinho, uma homenagem a Tião Carreiro.
João Mulato e Douradinho: confira sucessos da dupla
João Mulato e Douradinho – Violeiro Sem Viola
João Mulato e Douradinho – Cango do Tempo
João Mulato e Douradinho – Passe o Tempo que Passar