Formada pelos amigos Wesley Pereira da Silva e Netto Cantelle, a dupla Netto e Henrique começou em 2016. Os jovens músicos vinham de uma longa amizade e decidiram se juntar para tentar a carreira no sertanejo juntos.
Em 2018, Netto e Henrique conseguiram chamar atenção com uma série de covers publicados no YouTube e fecharam um contrato com a Workshow, grande escritório do gênero. A empresa é responsável por agenciar nomes como Zé Neto e Cristiano, Marília Mendonça, Maiara e Maraisa e Henrique e Juliano. Inclusive, Netto e Henrique eram comparados com estes últimos.
Em 2020, o grupo lançou o EP Manual do Sofrimento – Volume 1, com um DVD ao vivo de complemento. O projeto estava começando a fazer sucesso quando Henrique se envolveu em um acidente de carro e sofreu um traumatismo craniano.
Netto e Henrique contam com nova formação
Após três semanas internado no Hospital de Base de São José do Rio Preto, o músico veio a falecer. Netto ficou um ano sem lançar músicas e ponderou encerrar sua carreira musical. No entanto, a dupla Netto e Henrique voltou com uma nova formação.
“Quando perdi meu outro parceiro, meu ex-parceiro, acabou que veio acarretar a pandemia logo em seguida. Depois fiquei durante um tempo parado, sem saber o que fazer”, disse Netto em entrevista ao g1.
Em 2022, a dupla Netto e Henrique voltou, com Juliano César assumindo o posto e nome artístico de Henrique. Com a nova formação, foi gravado o DVD Nosso Sonho e o sucesso veio logo de cara. Cheiro de Problema, Treta e Apaixonada Errada são os maiores sucessos da dupla desde então e acumulou milhões de visualizações nas plataformas.