Embora hoje seja um dos maiores nomes solo do sertanejo romântico, Daniel já fez parte de uma dupla. Nascido José Daniel Camillo, começou sua carreira em 1980, tendo como parceiro o amigo João Paulo e formando, então, a dupla João Paulo e Daniel.
Após serem apadrinhados por Paraíso, de dupla com Mococa, os amigos fecharam parceria com a Continental East West e conseguiram gravar seu primeiro disco, Amor Sempre Amor, lançado em 1985. Foi apenas quatro anos depois, com Desejo de Amor, que a dupla conquistou um público nacional.
Cada lançamento superava o anterior com maior número de vendas e João Paulo & Daniel Vol. 7 foi o auge. O disco vendeu mais de 1 milhão de cópias e colocou João Paulo e Daniel na trilha sonora da novela O Rei do Gado, da Rede Globo.
Em 12 de setembro de 1997, João Paulo sofreu um acidente de carro na Rodovia dos Bandeirantes por volta de 1h da manhã enquanto retornava de um show. Seu veículo capotou e o cantor ficou preso às ferragens, falecendo vítima de incêndio. Ao todo, a parceria de 17 anos rendeu 5 discos de platina e 2 discos de diamante, com 5 milhões de discos vendidos.
João Paulo e Daniel: as últimas décadas
Com a morte de um dos membros, João Paulo e Daniel encerraram sua trajetória. Daniel optou por seguir carreira solo e atingiu um novo patamar de sucesso, ainda que a muito custo. De luto, lançou o disco Daniel, indicado ao Grammy Latino e com os sucessos Adoro Amar Você, Declaração de Amor, Dengo, Pra Falar a Verdade e Me Guardo Pra Você em seu rol.
Cada vez mais conhecido, realizou uma transição para a televisão, assumindo o programa Planeta Xuxa enquanto a apresentadora estava de licença maternidade em 1998. Depois, participou de novelas da Rede Globo e dos filmes Xuxa Requebra e Didi, o Cupido Trapalhão, expandindo ainda mais sua popularidade.
O ícone do sertanejo romântico seguiu com sua carreira musical durante todo esse tempo. Ao longo dos últimos 24 anos, foram lançados 25 álbuns, entre discos de estúdio, ao vivo, compilações e trilhas sonoras. Além disso, manteve-se na ativa na televisão, sendo um dos jurados do programa The Voice Brasil por quatro anos.