Um dos nomes mais importantes do sertanejo feminino, Paula Mattos está na ativa desde 2014. Incentivada pelo pai, a cantora escreve músicas desde sua adolescência, mas foi apenas com 24 anos que decidiu se dedicar exclusivamente ao sertanejo.
A convite de Thaeme e Thiago, Paula Mattos deixou sua cidade natal, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para morar em Londrina, no Paraná, em 2014. De casa nova, tornou-se backing vocal da dupla, além de compor alguns de seus maiores sucessos.
Em 2015, gravou seu primeiro álbum, Acústico, contando com algumas participações de peso. Thaeme e Thiago, Munhoz e Mariano e Zé Felipe fizeram parte do disco que teve Que Sorte A Nossa como seu principal hit. A música contou com participação de Fernando Paloni e estreou na 30ª posição na Billboard Brasil Hot 100 Airplay. Com grande sucesso, a canção subiu até a quarta colocação.
Paula Mattos teve grande importância no sertanejo
Nos anos seguintes, Paula Mattos foi a percursora de DVDs sem público no país dentro do sertanejo. A prática foi popularizada por Marília Mendonça e pela dupla Maiara e Maraísa. Desde então, lançou 4 novos projetos: o EP Sofrer Pra Quê?, em 2016; o DVD Paula Mattos Ao Vivo em São Paulo, em 2017; o EP Copo e Alma, em 2019; e Elementos, seu trabalho mais recente lançado em 2024.
Em julho de 2021, Paula Mattos se assumiu homossexual, revelando ser casada com uma mulher há 9 anos. A artista tornou-se referência na cena sertaneja como um símbolo LGTBQIA+.