Um dos pioneiros do sertanejo universitário, a dupla João Bosco e Vinícius está na ativa há três décadas. João Bosco Homem de Carvalho Filho e Vinícius Fernando Karlinke se conheceram em 1991, quando tinham 10 anos, na cidade de Coxim, Mato Grosso do Sul, onde moravam.
Depois de alguns anos de amizade, decidiram cada um participar do Festival da Canção. Ao fim da competição, os dois empataram na segunda colocação e não demorou para seus familiares os incentivarem a criar uma dupla. A ideia no início teve uma certa resistência, mas os amigos a acataram.
Com 19 anos, a dupla se mudou para Campo Grande com o intuito de estudar. João Bosco começou a cursar Odontologia e Vinícius ingressou na faculdade de Fisioterapia. Os dois seguiram tocando em festas universitárias e, ao lado de outros músicos, ajudaram a popularizar uma nova era do gênero: o sertanejo universitário.
Seu primeiro CD foi lançado em 2003 e conquistou o público do Mato Grosso do Sul, vendendo mais de 40 mil cópias no estado. No ano seguinte veio o segundo álbum, o homônimo João Bosco & Vinícius, com o hit Querendo Te Encontrar.
Desde então, foram mais onze lançamentos, tornando-se um dos maiores grupos do Brasil, em especial na primeira década do milênio. O grupo firmou parcerias com outros grandes músicos, como Fernando & Sorocaba, Guilherme & Santiago e Michel Teló.
João Bosco e Vinicius: confira sucessos da dupla
Em sua extensa carreira, João Bosco e Vinícius acumularam sucessos. Querendo Te Encontrar foi seu primeiro grande single de projeção nacional, sendo seguido por uma senda de hits. Chora Me Liga, em 2009, os colocou no topo das paradas, sendo uma das músicas mais tocadas daquele ano.
Abelha, Eu Vou Morrer de Amor, Sorte É Ter Você, Indescritível, Amiga Linda, Ponto Fraco, Deixa a Gente Quieto e muitas outras compõem sua discografia, acumulando sucessos.