Sinônimo de sertanejo, o Trio Parada Dura está no mundo da música há mais de cinco décadas. Formado em 1973, o grupo foi orquestrado por Carlos Alberto Ribeiro, mais conhecido como Mangabinha. O sanfoneiro convidou Delmir e Delmon para compor uma banda pouco após os conhecer em São Paulo.
A formação resultou em 3 LPs e o nome passou a ser conhecido. Mangabinha manteve o nome Trio Parada Dura e os demais membros foram substituídos por Creone e Barrerito. Com a nova formação, o grupo teria seus maiores anos de fama pela frente.
Ao longo de oito anos, o Trio Parada Dura formado por Mangabinha, Creone e Barrerito foi um dos grupos mais famosos do Brasil, com incessantes turnês pelo país. No entanto, o grupo sofreu um acidente aéreo em 1982 e Barrerito ficou paraplégico. Sentindo-se discriminado pelos companheiros, o músico optou por deixar o grupo.
Nos anos seguintes, o Trio Parada Dura passou por diversas reformulações, gerando duplas e carreiras solo. Em 2015, Mangabinha faleceu, fazendo com que o Trio Parada Dura continuasse com a inédita formação de Creone, Parrerito e Xonadão.
Cinco anos depois, Parrerito faleceu vítima de Covid. Atualmente, o Trio é composto por Creone, Leonito e Xonadão.
Trio Parada Dura: confira sucessos do grupo
Entre os principais sucessos do Trio Parada Dura estão Homem de pedra, Último adeus, O doutor e a empregada, Fuscão preto, Panela velha, As andorinhas, Mineiro não perde o trem, Soraia e muitas outras.