Dentro do mundo sertanejo, é comum vermos duplas sendo formadas por irmãos ou primos. Sejam pelos antigos, como Zezé di Camargo e Luciano, ou os mais jovens, como Henrique e Juliano, sertanejo muitas vezes corre no sangue. No entanto, há suas exceções e a dupla Jorge e Mateus é uma dessas.
Os dois não são irmãos, como muitos acreditam. Embora contem com uma idade parecida e tenham ambos nascidos em Itumbiara, foi apenas ao ingressar na Pontífica Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que os amigos Jorge Alves Barcelos e Mateus Pedro Liduário de Oliveira se aproximaram.
Jorge formou-se em Direito, enquanto Mateus trabalhava como engenheiro agrônomo. Os dois contavam com grande afinidade à música e participavam frequentemente de festivais e festas. Em 2005, ambos realmente se conheceram através de um amigo em comum e tocaram algumas músicas junto, agradando o público.
Assim, firmaram uma parceria e, incentivados por sua audiência, gravaram um álbum em 2007, o Ao Vivo em Goiânia. Seu sucesso foi praticamente imediato, emplacando hits como Pode Chorar, Querendo Te Amar e De Tanto Te Querer, sendo a última tema da novela A Favorita, da Rede Globo.
Jorge e Mateus: confira sucessos da dupla
Além dos sucessos do início de sua carreira, Jorge e Mateus manteve-se em alta. Considerados precursores do sertanejo universitário, a dupla conta em seu cinturão com grandes sucessos do gênero.
Entre eles estão Fogueira, Voa Beija-flor, Amo Noite e Dia, Aí Já Era, Duas Metades, Cartaz, Amor pra Recomeçar, Logo Eu, Nocaute, Pergunta Boba, Sosseguei, Louca de Saudade, Medida Certa, Tijolão e muitas outras.