Ao lado de Marília Mendonça e de Maiara e Maraísa, a dupla Simone e Simaria ajudou a consolidar o “feminejo” no âmbito musical brasileiro. Ao longo de uma década, as irmãs baianas dominaram as paradas com hits como Foi Pá Pum, Amiga, Regime Fechado, Volta vai e muitos outros.
No entanto, a parceria musical de ambas se encerrou em agosto de 2022. Alegando problemas de saúde, especialmente referentes à sua garganta, Simaria já estava afastada dos palco há alguns meses. A situação fez com que o relacionamento de ambas estremecesse, chegando ao ponto em que Simone e Simaria tomaram rumos diferentes.
“[Ela] resolveu dar uma pausa, descansar, olhar mais para ela, para os filhos dela. Olhar e cuidar. E eu, como irmã, respeitei a vontade dela e decidi permanecer fazendo o que sempre me moveu, que é cantar. Eu sempre amei cantar. Decidi continuar cantando”, disse Simone Mendes em entrevista a Ruth Moreira, mãe de Marília Mendonça.
Simone e Simaria seguem fazendo música?
Após a dissolução da dupla em 2022, Simone e Simaria seguiram caminhos diferentes. Simaria Mendes acabou se afastando dos palcos, enquanto Simone iniciou uma carreira solo. Em 2023, a cantora lançou seu primeiro DVD ao vivo, Cintilante, com estreia em novembro.
A produção tornou-se rapidamente um sucesso, com grande destaque ao single Erro Gostoso. O projeto conta também com Dois Fugitivos e Daqui Pra Frente, ambas certificadas. Na prévia das gravações, Simone Mendes declarou iniciada a nova fase.
“É o início de um novo tempo, é o início do meu filho, do meu bebê que vai nascer, que é o meu DVD, o meu trabalho, a minha música que vai sozinha para a rua, para estrada, para TV, para rádio. Então é um ciclo novo, é a virada de chave para a minha história continuar.”