O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Para o ano de 2025, o processo de solicitação de isenção da taxa de inscrição foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), oferecendo mais tempo para os candidatos elegíveis poderem garantir o benefício.
A isenção é um recurso importante para estudantes de baixa renda, mas é necessário atender a critérios específicos para ter direito a ela. Entre os grupos que podem solicitar a isenção estão os alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas, declaradas ao Censo Escolar da Educação Básica, que se formarão em 2025.
Além disso, estudantes que cursam o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em escolas privadas, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, também são elegíveis. Aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) também podem solicitar a isenção.
Como Solicitar a Isenção da Taxa do Enem?
Para solicitar a isenção da taxa do Enem, o candidato deve acessar o site oficial do exame, enem.inep.gov.br/participante, e fornecer informações pessoais como CPF, data de nascimento, e-mail válido e número de telefone. É importante que todos os dados sejam preenchidos corretamente para evitar problemas futuros. Além disso, é necessário criar um cadastro na Página do Participante, acessível pelo site sso.acesso.gov.br.
Para aqueles que foram isentos no ano anterior, mas não compareceram ao exame, é necessário justificar a ausência com documentos específicos.
Quais Documentos São Aceitos para Justificar a Ausência?
- Boletim de ocorrência comprovando assalto, furto ou acidente de trânsito.
- Certidão de casamento ou contrato de união estável no dia da prova.
- Certidão de óbito comprovando morte na família.
- Certidão de nascimento comprovando maternidade ou paternidade.
- Documentação médica comprovando emergência, internação ou repouso.
- Mandado de prisão que ateste privação de liberdade.
- Comprovante de mudança de domicílio.
- Documento que comprove intercâmbio acadêmico ou atividade escolar.