Recentemente, o Fiat Argo foi surpreendentemente classificado como um SUV no Brasil, enquanto modelos consagrados como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross foram excluídos dessa lista pelo Inmetro. Essa mudança na classificação automotiva provocou reações diversas entre consumidores e especialistas do setor, que agora precisam reavaliar suas percepções sobre o que constitui um SUV.
Critérios do Inmetro e a Nova Realidade
A nova classificação é resultado de critérios rigorosos estabelecidos pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), que avalia não apenas a estética dos veículos, mas também parâmetros técnicos específicos. Para ser considerado um SUV, um veículo deve atender a requisitos como:
- Ângulo de entrada de pelo menos 23° (tolerância de 1°);
- Ângulo de saída mínimo de 20° (tolerância de 1°);
- Ângulo de transposição de rampa de pelo menos 10° (com margem de erro de 1°);
- Altura livre do solo de, no mínimo, 20 cm (com tolerância de 2 cm);
- Altura livre sob os eixos dianteiros e traseiros de pelo menos 18 cm (tolerância de 2 cm).
Carros Compactos que Surpreendem
O Fiat Argo, tradicionalmente visto como um hatch compacto, agora se destaca como um SUV compacto devido ao cumprimento das normas do Inmetro. Outro exemplo é o Renault Kwid, que também conquistou essa nova classificação. Além deles, outros modelos como Citroën C3 e Renault Sandero também estão sendo reavaliados sob essa nova ótica.
Essa reclassificação traz desafios tanto para as montadoras quanto para os consumidores. As empresas precisarão adaptar suas estratégias de marketing e nomenclaturas, enquanto os consumidores devem estar atentos aos novos critérios ao escolher um veículo que atenda às suas necessidades, especialmente em condições off-road.